Hoje vamos te ensinar a identificar qual é o formato do seu rosto, e te auxiliar a escolher os modelos que mais combinam com você, VAMOS LÁ!
Os formatos de rosto são uma ferramenta importante para o visagismo. Eles podem te ajudar a encontrar ótimas referências de maquiagens, cortes de cabelos, óculos e outros “acessórios” que realçam seus traços naturais.
Contudo, é importante destacar que premissas como “rosto X só combina com cortes de cabelo Y” são muito datadas. Afinal, expressar o seu estilo e a sua personalidade por meio da aparência não tem nada a ver com seguir regras prontas e padrões de beleza. O visagismo é muito mais sobre conhecer conceitos e usá-los a favor da mensagem que você deseja passar com a sua imagem.
E se o que você mais gosta é ser disruptiva e quebrar padrões, ótimo! Dito isso, a seguir, vamos falar um pouco sobre os principais formatos de rosto e oferecer dicas para que você consiga identificar o seu. Boa leitura!
O formato oval não apresenta traços muito marcados e proeminentes. Suas demarcações são suaves e levemente arredondadas. Além disso, a largura da face corresponde a ⅔ da altura do rosto. Celebridades como Beyoncé, Kendall Jenner, Nathalia Dill e Emma Watson são alguns exemplos deste tipo de rosto.
Geralmente todas as armações ficam ótimas em rostos ovais, mas as que ficam melhores são: óculos gatinho, óculos aviador, óculos redondo, óculos retangular e óculos quadrado.
O rosto redondo é bem diferente, com um formato arredondado em todas as regiões. Ainda, as pessoas com esse tipo de rosto vão ter a testa e o queixo menores, não tão marcantes.
No caso, as armações que mais harmonizam com rostos redondos são: retangulares e quadradas. Isso porque esse tipo de óculos mais linear alonga o rosto de quem usa e disfarça o formato arredondado. vale a pena apostar em armações mais largas em cima e menores embaixo.
O rosto retangular tem características similares ao quadrado, como mandíbulas pronunciadas e marcações nítidas nas laterais da face. A grande diferença é que, nesse caso, o comprimento do rosto é maior do que a largura. Um ótimo exemplo é a atriz brasileira Eliane Giardini.
No caso do rosto retangular as armações redondas, estreitas e ovais são as mais indicadas.
Rosto quadrados possuem linhas bem fortes e marcações angulares nas laterais da face, principalmente na mandíbula. A largura e o comprimento são proporcionais. Dentre os nomes mais conhecidos, podemos citar Hailey Bieber, Juliana Paes e Angelina Jolie.
Os óculos arredondados e de gatinho são as escolhas perfeitas para equilibrar a estética facial.
Triângulo invertido A testa é mais ampla que o maxilar, as maçãs se destacam e o rosto afina-se, aos poucos, até o queixo.
Os óculos sem aros, no estilo aviador, borboleta, redondos, ovais ou até armações com topo arredondados e a parte inferior quadrada funcionam bem!
Triângulo A testa é mais ampla que o maxilar, as maçãs se destacam e o rosto afina-se, aos poucos, até o queixo.
Formas arredondadas, retangulares, mas não angulares, com formas suaves irão destacar você. É melhor escolher óculos com armação oval com bordas superiores arredondadas, ideais para contrabalançar um queixo pequeno e pontudo. Opte por óculos com armações muito finas, o resultado será muito mais glamoroso.
Neste formato, um traço característico é o rosto com queixo e testa compridos. De maneira geral, a linha vertical da face é consideravelmente maior do que a horizontal e os traços são bastante alongados. Um claro exemplo desse perfil é a atriz Cláudia Raia.
Os modelos arredondados ou ovais são os ideais para esse formato.
Um dos traços marcantes do formato de rosto diamante são as maçãs do rosto bem pronunciadas. O comprimento da face é maior do que a largura, e o queixo é mais fino e estreito. Para ilustrar, podemos pensar em nomes como Audrey Tautou e Gisele Bundchen.
Para quem tem este tipo de rosto, os modelos que tenham a parte inferior ovalada, como os aviadores, são os mais indicados. Caso você tenha a testa mais larga, aposte no tipo gatinho e com decorações nas hastes.
O formato de rosto coração possui traços muito similares aos do triangular invertido. Ou seja, a mandíbula é estreita e pouco pronunciada, o queixo é fino e proeminente. A grande diferença está na entrada em V na raíz do cabelo, que o divide na metade. Kourtney Kardashian e Reese Witherspoon ilustram esses traços perfeitamente.
Modelos arredondados ajudam a suavizar e contrabalancear a largura da testa, Formatos angulares, armações sem aro ou com laterais finas.
Uma das formas mais confiáveis e tradicionais para você descobrir o formato do seu rosto é a partir de suas medidas. Vamos te mostrar como.
Primeiramente, você vai precisar de uma fita métrica flexível – daquelas facilmente encontradas em casas de costura. Então, se você tem cabelo comprido, faça um coque ou rabo-de-cavalo para que seu cabelo não te atrapalhe durante a medição. Estas são as medidas importantes para descobrir o formato do rosto: tamanho da testa, bochechas (maçãs do rosto), mandíbula e comprimento do rosto.
Importante: nunca use régua retrátil ou trena (usadas normalmente para medir paredes e móveis)! Ela pode escapar das mãos e atingir acidentalmente seu rosto, causando lesões graves. Também não se esqueça de anotar todas as medidas durante o processo. Vamos começar?
Para obter essa medida, a fita ou régua deve estar posicionada no meio da testa. Ou seja, acima da sobrancelha e abaixo da linha superior do cabelo.
A medida das maçãs do rosto é simples: está geralmente localizada abaixo dos cantos externos dos olhos. Por isso, a fita deve encostar no rosto.
Agora, faça a medida da sua mandíbula de um lado ao outro.
Coloque a fita métrica no ponto central da linha do cabelo, até a ponta do queixo. Caso você seja careca, faça uma suposição de onde a linha do cabelo estaria.
Com essas marcações, fica muito mais fácil entender quais regiões são mais largas, mais estreitas, assim como a proporção entre a largura e o comprimento do seu rosto.
Entender os formatos de rosto pode ser muito interessante para que você saiba como usar seus traços a favor da imagem que deseja transmitir. E lembre-se: no fim das contas, o que realmente importa é se sentir bem consigo!